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REDES SOCIAIS

A internet vem se tornando um decisivo e essencial palanque político. A facilidade do acesso e a dependência desse meio e de redes sociais, cada vez mais presente na vida de todos, fazem com que não só políticos, mas também empresas voltem sua atenção ao poder de influência dessas novas mídias, que aos poucos vai dominando esse espaço.

Um grande exemplo disso são as eleições norte-americana que teve a campanha do Presidente Barack Obama basicamente fundamentada pela internet.

Com os avanços tecnológicos, a internet deixou de ser apenas uma simples forma de entretenimento e passou a ser um instrumento de comunicação prático e econômico, ocupando um espaço de centralidade na sociedade e na política, modificando a forma de relacionamento entre o eleitor e o candidato com suas ferramentas, entre elas as mídias sociais.

 

 

O QUE É

As redes sociais são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros.

Atualmente existem diferentes redes sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico.

PARA QUE SERVEM

Há vários tipos de redes sociais, cada um com um objetivo diferente e públicos específicos.

A grande diferença entre elas, é o seu objetivo, os quais podem ser:

  • Estabelecer contatos pessoais, podendo ser relações de amizade e namoro.

  • Realizar networking, ou seja, compartilhar e buscar conhecimentos profissionais e procurar emprego ou preencher vagas.

  • Compartilhar e buscar imagens e vídeos.

  • Compartilhar e buscar informações sobre temas variados.

  • Divulgar produtos e serviços para compra e venda.

NAS CAMPANHAS ELEITORAIS

O marketing político está relacionado com a formação da imagem em longo prazo.

Tem ainda como meta, adequar o candidato ao seu potencial eleitorado, saber o que  pensam e o que querem. 

E partir dessas informações ajustar o discurso do candidato com os  anseios do eleitorado, fazendo com que se posicione de acordo com as preocupações da sociedade.

Já o marketing eleitoral consiste na formação da imagem em curto prazo.

Assim, para aproximar e aumentar seu poder de influência sobre o eleitor na hora de decidir seu voto, os candidatos precisam desenvolver um trabalho contínuo de  formação de imagem.

O MARKETING ELEITORAL NAS REDES SOCIAIS

A ideia da mídia social é criar um canal de comunicação rápido, fácil e barato para que o candidato possa dialogar com os seus eleitores.

É uma das partes mais importantes neste processo da campanha. E esse trabalho só faz sentido se o candidato e sua equipe estiverem preparados para responderem os questionamentos desse canal.

No Brasil, o interesse da classe política pelo assunto já é uma realidade, e está sendo considerada a nova estratégia de marketing político para as campanhas eleitorais. 

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